MBE – Cadastro de protocolos

A Matriz permite o cadastro de Protocolos e emissão de relatórios de análise das solicitações realizadas pelos médicos de acordo ou não com esses protocolos. Os protocolos de MBE podem ser cadastrados desde que se informe os códigos AMB/CBHPM/TUSS de determinado procedimento que possua evidência em sua solicitação com base na idade do paciente, frequência de solicitação, CID’s e dependência de outros procedimentos.
Para cadastrar um protocolo basta acessar o menu Consultas Gerais -> Gestor de Médicos -> MBE – Medicina Baseada em Evidências -> Cadastro de Protocolos.

Para cadastrar um novo protocolo de MBE, basta clicar em novo. Caso tenha algum cadastro selecionado que tenha sido alterado ou se algum novo cadastro tenha sido preenchido, ao clicar em novo aparecerá automaticamente uma mensagem de alerta, que avisará que “Todos os dados serão perdidos (caso tenha preenchido)”. Caso não se aplique a situação acima citada, basta clicar em ok.

A tela de MBE é dividida nas seguintes abas: Protocolo, CID, Especialidade, Dependência e Complemento as quais estão detalhadas abaixo:

  • ProtocoloNa aba protocolo deve-se informar a identificação do protocolo que esta sendo criado informando:

Nome do Protocolo: Atribuir um nome a esse protocolo, que deverá ter uma relação específica com um determinado procedimento.
Link Explicativo: Nesse campo deve-se informar um link explicativo, geralmente um endereço de internet que explica o embasamento cientifico para solicitação em questão.
Fonte: Identifica a fonte de origem do protocolo em questão.
Resumo: Campo destinado a informar um pequeno resumo sobre o protocolo.
Exames: Campo destinado a informar os exames que serão analisados no protocolo.

  • CID. Na aba CID poderão ser informados quais CIDs farão parte do protocolo. Caso não haja necessidade de informar o CID, pode-se simplesmente optar por permitir CID vazio, clicando no checkbox.

  • Especialidade. Através da aba especialidade, pode-se indicar para qual especialidade se aplica a esse protocolo, podendo relacionar mais de uma especialidade (pressionando a tecla Ctrl) ou indicar todas as especialidades.

Dependência. A aba dependência é utilizada nos casos em que o exame/procedimento em questão depende de algum outro exame. Na aba deve-se informar qual é o exame/procedimento, com que antecedência foi solicitado e se foi solicitado pelo mesmo médico.

Complemento. A aba complemento é destinada a informar os demais parâmetros para o protocolo, como por exemplo, sexo do beneficiário, intervalo de idade, se o protocolo vai ou não permitir idade vazia, qual é a frequência de repetição do exame/procedimento que será aceito no protocolo e se será levado em consideração o exame/procedimento ter sido solicitador pelo mesmo médico.