Com diversas visões, você poderá fazer uma análise 360º dos eventos eletivos, partindo do solicitante, passando pelo local, executante, beneficiários entre outras visões.
Antes de entendermos o relatório, é necessário entender o que podemos gerar nele, e para isso vamos ver quais são as abas que compõem a parametrização do relatório.
Referências.
Todos os relatórios da Matriz Gerencial são baseados em uma referência inicial e uma referência final. Para isso você deve selecionar o período que quer analisar, sempre lembrando que são levados em consideração os períodos de pagamento da conta, ou seja, o atendimento pode ter ocorrido em janeiro, mas se o pagamento foi realizado em março, na Matriz esta conta estará na referência de março, pois foi o período em que houve o pagamento da despesa.
Resultados.
Através desta aba você poderá escolher o que exibir no seu relatório. Cada opção irá lhe dar um tipo de visão, sendo:
Solicitantes: Quem solicitou o evento, podendo ser tanto um médico quando uma clínica, hospital, entre outros.
Exames: Quais os eventos solicitados.
Outras ocorrências: Alguns eventos necessitam se certos insumos para que possam ser realizados, por exemplo o RX, que necessita de um filme para que se obtenha o resultado. Algumas operadoras optam por separar estas informações, em Custo Honorário, custo operacional e outras ocorrências. No caso das outras ocorrências, elas não contam como exame, mas somam o valor. Veja abaixo o exemplo do RX:
Custo honorário: 10,00 quantidade 1
Custo operacional: 5,00 quantidade 1
Custo ocorrência: 5,00 quantidade 1
Valor total: 20,00
Quantidade total: 1
Custo operacional e ocorrência não contam a quantidade, mas isso não quer dizer que não devem ser enviadas as quantidades.
Executante: Quem executou o exame, mas não quer dizer que tenha sido uma clínica ou um hospital, pode ter sido um outro médico.
Locais: Local em que foi executado o evento.
Autogerados e afins: Com certeza você esta familiarizado com o termo autogerado, quando o evento é solicitado e realizado por quem o solicitou. Já o termo afins, pode ser que não seja tão familiar à você. A afinidade é criada na Matriz, e significa que um prestador tem uma relação com outro. Digamos que você é um cardiologista e sua esposa (o) também, e todos os eletrocardiogramas que você solicita são realizados por ela. Não é um autogerado, pois não foi você quem realizou, mas de certa forma, você esta sendo beneficiado. A afinidade pode acontecer entre pessoa física e pessoa física, jurídica e jurídica e também entre pessoa física e jurídica.
Detalhes sobre a configuração você encontra em Cadastro de prestadores com autogerados e afins.
Especialidades.
Através da aba especialidade você conseguirá efetuar um filtro, buscando somente os atendimentos de determinada especialidade. É possível também efetuar o filtro por mais de uma especialidade, para isso segure a tecla CTRL no seu teclado e clique nas especialidades que você seja. Muitas vezes acabamos selecionando uma especialidade por engano. Se isso acontecer, clique em cima da especialidade com a tecla CTRL pressionada, a especialidade será desmarcada.
Exames.
Nesta aba você poderá efetuar alguns filtros em relação aos exames. Para isso você poderá digitar o código do exame desejado ou um sequência de exames, digitando um abaixo do outro.
É nesta aba também que você poderá selecionar diretamente o agrupamento. Isso lhe tira o trabalho de ficar digitando toda vez os códigos de exames por exemplo de tomografia. Claro que ao menos uma vez isso terá que ser configurado em Agrupamento de eventos eletivos.
Buscar uma guia específica de exames ou mais de uma também é simples, basta digitar o código da guia no box Guias. Lembrando que se você digitar por exemplo 1234 (parte do código da guia) o sistema buscará todas guias que começam com 1234.
Solicitantes
Quando você quiser saber tudo que foi solicitado por um agende solicitante específico, basta buscar através desta aba.
Para isso basta digitar no campo “Adicionar” o nome ou código do executante que você deseja, após isso clicar em procurar. Uma lista será exibida e então você selecionará o código que deseja.
Além desta opção, você pode limitar as solicitações somente de médicos (isso depende de como foi enviado o cadastro. Se uma clínica foi considerada um médico, a Matriz irá mostrá-la como médico). Para isso basta clicar no checkbox Filtrar apenas médicos.
Executantes.
O executante é que realizou o atendimento. Nesta aba você pode buscar um ou mais executantes. Para isso basta digitar no campo “Adicionar” o nome ou código do executante que você deseja, após isso clicar em procurar. Uma lista será exibida e então você selecionará o código que deseja.
Além da seleção por código, há também a possibilidade de buscar por tipo de executante, sendo clínica, hospital, outras operadoras, etc.
Locais.
A aba locais é relacionada ao local de realização do evento. Serão agrupados e totalizados as informações por cada local de realização.
Grupo de prestadores.
Na Matriz é possível agrupar os prestadores, seja pessoa física ou jurídica, em determinados grupos. Por exemplo, se você quiser saber somente os atendimento que aconteceram na cidade A, ao invés de ficar selecionando prestador a prestador, você poderá selecionar o grupo da cidade A. Mas é claro que para que exista este grupo, ele terá que ser criado. Para entender mais sobre a criação dos grupos, clique aqui.
Contratação.
Você poderá fazer filtros específicos nos seus relatórios buscando, através da aba contratação, informações em um contratante, contrato ou plano.
Para isso basta preencher as informações na aba, lembrando que se você souber o código do plano, contratante ou contrato, não há necessidade de preencher a descrição.
Além dos filtros citados, você poderá filtrar também por grau de dependência – titular ou dependente – e também por tipo de contratação, pessoa física ou jurídica.
Opções.
Na aba opções você poderá separar o tipo de beneficiário que você deseja buscar. A Matriz separa em três tipo de atendimento, sendo:
1 - Atendimento de beneficiários próprios atendidos em rede local.
2 - Atendimento de beneficiários próprios atendidos em outras operadoras.
3 – Atendimento de beneficiários de outras operadora atendidos em rede local.
Também é possível escolher a ordenação da curva ABC, que basicamente é se você quer ordenar o seu relatório por quantidade ou por valor.
Uma vez parametrizado o relatório, clique no botão “Processar novo relatório” que fica abaixo do formulário de parametrização.
Quando o processamento for finalizado, clique em visualizar resultados prontos.