Consultas Gerais

É através do menu Consultas Gerais que a maioria dos relatórios estão disponíveis.
Com existem vários relatórios, com diferentes visões e diferentes objetivos, abaixo temos as situações mais usuais e qual relatório se aplica a cada situação.

Custo Geral.

Quando pensamos em custos em geral, temos várias visões que podem se aplicar, por isso é sempre importante ter em mente qual custo você deseja buscar, ou seja, se você quiser buscar o custo total da operadora, de maneira consolidada poderá utilizar o relatório global da operadora, se quiser buscar os custos totais de uma especialidade, o mais indicado é o relatório customizado por especialidade.

Dentro da visão do custo total então temos:

Todas as visões que citamos acima, dizem respeito a beneficiários, contratos, contratantes, planos, etc. Mas temos que lembrar que cada prestador, seja ele pessoa física ou jurídica, geram custo também, então é importante que você saiba como buscar esta utilização também.

Pois bem, existem várias maneira e vários detalhes que você tem que levar em consideração e o primeiro detalhes é: O que eu quero buscar?

Para responder esta pergunta, você tem que saber primeiro que você pode buscar, então veja abaixo como estão divididos os custos da operadora primeiramente.

Basicamente temos a divisão em 4 partes, sendo duas delas correlatas.

Estas duas últimas são correlatas, e logo entenderemos o porque.

Pontos importantes a serem levados em considerações:

Informações de consultas eletivas:

São as consultas eletivas, geralmente com código 10101012 (TUSS) ou 10014 (AMB). Com são eletivas as consultas de urgência e emergência não entram junto com estas informações.

Informações de eventos eletivos:

Eventos eletivos são todos os eventos que foram solicitados dentro de um consulta, com exceção das terapias. Por exemplo, imagine que você vai à um ortopedista e ele solicita um RX de tornozelo. Você se dirige até uma clínica, faz o RX e retorna para ao especialista para que ele analise o exame, pois bem, este exame é eletivo.

Informações de movimentos e detalhe de movimentos:

Vamos abordar estes dois juntos, pois realmente um depende do outro. Quando falamos de Movimentos, estamos abordando os seguintes itens:

  • Internações – Tanto clínicas, cirúrgicas, obstétricas e outras.
  • Terapias – Oncológicas, renais entre outras.
  • Pronto Atendimento – Atendimentos de urgência e emergência,
  • Atendimento Ambulatorial.
  • Atendimento domiciliar.
  • Outros tipos de movimentos.

É importante entender porque estes dois arquivos tem uma relação direta. Pois bem, o arquivo de movimentos é o arquivo que contem o cabeçalho da conta, ou seja, informações de que tipo de conta se trata, qual é o solicitante, quando ocorreu, aonde ocorreu entre outras mais, já o arquivo de detalhes, traz informações detalhadas do acontecimento desta conta, por exemplo, quantas diárias a internação teve, a quantidade de eventos na conta, em resumo, um detalhamento da conta.

O item que “liga” uma conta na outra é a sua identificação, que não deve em hipótese alguma, ser repetido no arquivo de movimentos. Já no arquivo de detalhes, ele será repetido, pois cada um dos eventos listados na conta, será enviado em uma linha.

Qualquer dúvida mais específica em relação ao assunto, procure nossa equipe.